A rotina de um hospital pode ser muito intensa, tratar de seres humanos em alguns de seus piores momentos, não é uma tarefa fácil. Nesse momento os pacientes precisam sentir confiança na equipe que está cuidando dele. Para chegar a este objetivo há várias formas. Como nossa especialidades são uniformes, aqui iremos tratar sobre as formas visuais.

As formas visuais de passar confiança para o paciente vão desde um hospital ou clínica organizado até a padronização dos funcionários.

Nesse momento é que é tão importante o uso dos uniformes, pois eles passarão ao paciente a ideia de uma equipe altamente responsável e qualificada. Além disso, se sentirá seguro!

MAS QUALQUER UNIFORME FUNCIONA OU EXISTE ALGUM TIPO ESPECÍFICO?

Os uniformes hospitalares tendem a ser o mais clean possível, isto é: sem desenho, artes ou enfeites, pois eles devem passar a sensação de sobriedade, limpeza e profissionalismo.

Claro que isso não é regra. Muitos pediatras, por exemplo, gostam de adicionar algumas estampas para que a criança fique mais tranquila e mais serena ao ser atendida.

QUAL COR DE UNIFORME É MAIS USADA?

Popularmente o que se tem em mente quando falamos de uniformes hospitalares é o uso da cor branca, pois ela está difundida não só em nossa memória, mas também em filmes e séries do gênero.

Mas seria branco uma regra?

Na verdade, não. No final do século XIX, o branco passou a ser muito usado, pois facilitava a identificação de sujeira. E como ninguém queria contaminar o paciente, naquela época o branco virou um consenso geral.

Hoje o branco é mais comumente aplicado na confecção de jalecos e roupas de enfermeiros, que têm mais contato com o público geral.

O VERDE E O AZUL

Na área de cirurgia e nas áreas mais internas do hospital, onde eventualmente ficam os pacientes internados, a coisa muda de figura: o branco do jaleco é substituído por uniformes que variam entre tons de azul ou verde.

Como falamos acima, apesar do branco deixar transparecer a limpeza e higiene do local, e por isso ser comumente escolhido como uniforme médico ou hospitalar, percebeu-se que o branco poderia ser um pouco frio.

Já o verde e o azul ainda deixam claro se existe ou não acúmulo de sujeiras, ao mesmo tempo que passam um sentimento de maior serenidade para o paciente, que pode encontrar-se tenso em um hospital.

QUAL SERIA A MELHOR SOLUÇÃO?

Para encontrar a melhor solução para sua clínica ou consultório, o ideal é buscar a sua própria preferência ou relacionar a escolha a algum ponto de identidade ou imagem que se quer passar.

Se sua clínica ou hospital for grande, outra ideia é utilizar diferentes cores para diferentes funções. Dessa forma, você mostrará plena organização para seus pacientes e seus familiares.

O UNIFORME MÉDICO E A RELAÇÃO COM O PACIENTE

Bem sabemos que o paciente busca olhar tudo ao seu redor. Afinal, é ali naquele espaço que ele está cuidando da própria saúde. Por isso, quanto mais elementos que foram realmente pensados para o seu bem-estar, melhor.

E, não se engane, um desses fatores é o uniforme. Afinal, a primeira impressão é a que fica. Para que a impressão não seja ruim, não deixe de investir em uniformes para seu hospital, clínica ou consultório.

Se você está procurando uma confecção para produzir os uniformes para seu hospital, clínica ou consultório, conte conosco!

Estamos atuando desde 1967 no mercado e teremos o maior prazer em ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

Entre em contato conosco através do telefone 11 2378-2698 / 98825-2682 e peça um orçamento sem compromisso!

Fonte: https://cbacelar.com

#uniformes #hospitalar #icas #identidadevisual