• Personalite Uniforme

Confira 9 dicas de como lidar com um cliente estressado

Lidar com clientes irritados ou estressados pode ser um dos aspectos mais desafiadores de um trabalho. Seja cara-a-cara, ou por telefone, a chave para gerir com êxito um cliente irritado é manter a calma. Vejamos passo a passo, na prática como se sair bem nessa situação.

1 - Mantenha a calma


Manter a calma. Ninguém gosta de ser confrontado por uma pessoa irritada em público, embora você possa ter a vontade de gritar de revidar! Gritando e ficando com raiva só vai agravar a situação. Nunca use sarcasmo ou falsidade. Comportando-se de tal forma só vai alimentar a raiva do cliente e vai tornar a situação muito pior.


2 - Entenda a reclamação do cliente


Ouça com atenção o que o cliente está dizendo. Um cliente irritado geralmente só quer alguém para desabafar sua raiva para e hoje, você é essa pessoa. Isso significa que você precisa fazer o seu melhor para ouvir atentamente o que ele está dizendo. 


3 - Separe seus sentimentos da situação


Se o cliente está particularmente irritado, ele pode dizer algo realmente rude. Tenha em mente que você não deve levá-lo pessoalmente. Ele ou ela está chateada com a empresa - o produto ou o serviço que eles tenham sido fornecidos - eles não estão chateados com você como uma pessoa. Você terá que por os seus sentimentos pessoais de lado.


Porém, se o cliente se tornar muito abusivo ou parecer realmente ameaçador, você deve dizer a ele que você irá obter ajuda com seu superior ou supervisor para ajudá-lo a resolver este problema. Se for o caso, conduza o cliente para um lugar mais reservado.


4 - Repita as preocupações do cliente


Uma vez que o cliente se acalmou, certifique-se exatamente o real motivo do estresse. Repita os motivos da irritação do cliente e quais são suas exigências. Assim, ele terá certeza de que você entendeu o que o preocupa. Uma boa maneira de se certificar de que você sabe exatamente qual é o problema, é usar palavras calma e serena como "Eu entendo que você está chateado, e com razão, que o setor X cometeu um grave erro. Porém, vamos o que for necessário para reparar qualquer prejuízo..."


5 - Empatia sempre


Mostrando empatia vai ajudar a fazer o cliente entender que você realmente está tentando ajudá-lo. Depois de ter entendido e confirmado o problema, mostre-lhe que você se sente muito mal com isso, e compreender completamente por que eles estão chateados. Diga algo como:

"Eu entendo completamente a sua insatisfação. Especialmente com uma pessoa da sua idade. Realmente, não deve ter sido fácil!”


6 - Desculpe-se


Deixe o cliente saber que você está realmente triste que isso aconteceu com eles - independentemente de você achar que ele esteja dramatizando sobre a situação. Às vezes, o cliente insatisfeito só quer escutar um pedido de desculpas sincero pelo mau serviço. 


7 - Se o cliente pedir, chame o gerente


Se você está no processo de lidar com uma situação e as exigências dos clientes que vocês chamam de seu gerente ou supervisor de mais, é melhor seguir os desejos do cliente. No entanto, tente resolver a situação sem chamar seu superior. Isso mostra que você tem os meios para lidar com clientes irritados de uma forma calma e serena.


8 - Oferecer uma possível solução (ou soluções)


Agora que você ouviu o que o cliente está chateado com, você deve chegar a uma solução. Se você sentir como você sabe de uma solução que vai fazer seu cliente feliz.


Por exemplo, você pode apresentar algo como: "Se o senhor concordar, eu gostaria de lhe oferecer outro apartamento, com uma vista bem melhor”. Se você simplesmente não pode dar ao cliente o que ele quer, ofereça algo de graça (você pode precisar de aprovação de um gerente) para compensar isso.


9 - Acompanhe a resolução do problema


A fim de garantir que tudo foi resolvido a contento do cliente, entre em contato com ele para saber se ele está realmente satisfeito.


A reclamação pode ser um instrumento para a fidelização de clientes. Se você lidar com o cliente de forma adequada e se desculpar de forma eficaz, você pode transformar um cliente zangado num cliente fiel.


Fonte: https://inglesparahotelaria.blogspot.com


#dicas #atendimento #informação #marketing

Personalite Uniforme
Comunidade

Facebook

Instagram

Nossos Produtos
Siga-nos

© 2020 por Personalite Uniforme. | Mogi das Cruzes - São Paulo | Tel: 11 2378-2698comercial@personaliteuniforme.com.br

Tags: uniformes; uniformes sp; uniformes para empresas; uniformes mogi das cruzes; uniformes suzano; uniformes biritiba-mirim; uniformes poá; uniformes personalizados; camisetas; camisas; Uniformes Operacionais; Linha Ecológica, Confecção de Uniformes; Confecção de roupas; Roupas Profissionais, uniformes profissionais, Personalite Uniforme, Uniformes Área Médica, Uniformes Supermercado, Ecobags