• Personalite Uniforme

Veja como definir o uniforme ideal para a sua empresa

Uniformizar a empresa é um passo importante para criar padronização e melhorar a organização interna. No início, a escolha do uniforme ideal pode parecer uma tarefa complicada, já que fatores como qualidade, imagem da empresa e outros quesitos estão em jogo.

Para resolver isso, apresentamos esse post com oito dicas fundamentais que ajudarão você a definir o melhor uniforme para a sua empresa. Acompanhe!


8 dicas para definir os uniformes


1. Escolha um uniforme de cor neutra


Algumas empresas possuem cores vibrantes ou escuras na logomarca e os gestores gostariam de tê-las também no uniforme. O problema é que tecidos com cores vibrantes desbotam mais e as cores escuras são muito calorentas e pesadas.

Então, na hora de escolher a cor, dê preferência para as tonalidades mais claras e neutras. Assim, o uniforme ficará bonito e a sua equipe profissional poderá trabalhar mais leve.


2. Um uniforme profissional não deve ser curto ou muito justo


Por questões éticas e morais, os uniformes devem cobrir totalmente as partes do corpo que estejam acima do joelho, cotovelos e tronco. Também não devem ser muitos justos a ponto de ficarem colados no corpo. Para muita gente, isso seria um constrangimento e geraria desconforto durante o uso. O ideal é solicitar um modelo com todos os tamanhos existentes para que cada profissional possa provar e tirar as suas medidas certas.


3. Dê preferência para tecidos que não amarrotam


Verifique junto à empresa que escolheu para fazer o uniforme, quais tipos de tecidos amassam menos. Alguns são muito confortáveis e podem proporcionar praticidade para os seus colaboradores eliminando a necessidade de passar o ferro de passar.


4. Alinhe o uniforme com a imagem da empresa


A imagem da empresa é um fator importante a ser considerado na hora de definir o uniforme. Para fazer isso com sucesso, analise os já utilizados por concorrentes que são referência no mercado e dê o seu toque especial acrescentando cores, logomarca e slogan da empresa para facilitar o reconhecimento dela em qualquer ambiente.


5. Considere o ambiente de trabalho


O uniforme da sua empresa precisa estar alinhado com o ambiente de trabalho proporcionado para a sua equipe de profissionais. Comércio, indústria e serviços são áreas bem distintas e pedem tipos de uniformes específicos que irão influenciar diretamente na segurança e desempenho deles.


Avalie também o fator temperatura do ambiente. Locais muito frios ou de muito calor exigem uniformes mais adequados para agregar conforto em qualquer situação.


6. Considere os profissionais que utilizarão o uniforme


Liste a quantidade de profissionais que deverão usar o uniforme. Para facilitar a identificação da equipe, defina quais deles terão modelos diferenciados para distinguir cargos (por hierarquia e/ou departamento).


7. Verifique a necessidade de modelos e tamanhos especiais


Alguns profissionais podem precisar de modelos e tamanhos especiais de uniformes. Nesses casos, uma costureira deve medir o tamanho ideal e específico para atender bem o profissional. Além disso, gestantes também exigem modelos especiais, mesmo que por um breve período de tempo.


8. Renove os uniformes anualmente


Mesmo utilizando tecidos de boa qualidade e de alta durabilidade, a troca por peças novas deve ser realizada pelo menos uma vez por ano. Isso por que as fibras do tecido ganham desgaste acelerado após um tempo de uso fazendo com que o uniforme perca aquela aparência de novo.

Como a imagem da empresa está em jogo, é bom considerar o estado dos uniformes utilizados pela empresa.


E aí, gostou das dicas? Compartilhe a sua opinião e experiências com a gente deixando um comentário abaixo!


#dicas #uniformes

0 comentário